Quem são os Israelitas Netzarin ,que tanto defende os escritos Nazarenos, e o testemunho de Yeshua (
- Rosh: Yehudah Ben Israel
- 13 de fev. de 2017
- 4 min de leitura

1º parte
Desconhecendo o único Senhor verdadeiro, os povos criaram seus próprios deuses e mergulharam no paganismo e idolatria.
Naqueles remotos tempos surgiu um homem que temia ao Eterno, o patriarca Avraham (Abraão). Com ele foi estabelecido um pacto, uma aliança, e recebeu promessas, entre as quais a bênção sobre as nações ou gentios, que amassem Seu povo Israel:
"Ora, disse o SENHOR a Abrão: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei; de ti farei uma grande nação ...Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra."(Gn 12:1-3)
"Vós sois os filhos dos profetas e da aliança que Senhor estabeleceu com vossos pais, dizendo a Abraão: Na tua descendência, serão abençoadas todas as nações da terra." (At 3:25).
SÓ ISRAEL É O POVO DO ETERNO!
Não vos teve o SENHOR afeição, nem vos escolheu porque fôsseis mais numerosos do que qualquer povo, pois éreis o menor de todos os povos, mas porque o SENHOR vos amava e, para guardar o juramento que fizera a vossos pais, o SENHOR vos tirou com mão poderosa e vos resgatou da casa da servidão, do poder de Faraó, rei do Egito." (Dt 7:6-8)
Uma Aliança renovada!
Como muitos dos israelitas não cumpriu sua parte, o Eterno falou-lhes de uma Aliança restaurada, onde Israel e Judá O amariam de todo o coração e entendimento:
Jeremias 31:31-34: "Eis aí vêm dias, diz o SENHOR, em que firmarei nova aliança com a casa de Israel e com a casa de Judá. Não conforme a aliança que fiz com seus pais...porquanto eles anularam a minha aliança, não obstante eu os haver desposado, diz o SENHOR. Porque esta é a aliança que firmarei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o SENHOR: Farei com que internalizem Minha Torá em todo o seu ser e a gravarei em seu coração; serei seu Elohim e eles serão meu povo. (...) Pois perdoarei sua iniqüidade e não mais lembrarei seu pecado." (Texto das versões Almeida RA e Bíblia Hebraica).
a) Aliança mais profunda que a feita no Sinai;
b) Renovada com as casas de Efraim e de yehudá;
c) A Torah (Lei), internalizada (impressa) nos corações;
d) Serei seu Elohim, eles Meu povo;
e) Conhecerão ao Eterno (pela Torah e o Espírito);
f ) O perdão dos seus pecados (mediante tevilah).
Yohanan (João, o batista) foi a ponte entre a primeira Aliança e a Nova. Foi a "Voz do que clama no deserto", o precursor do Mashiach (Messias) que pregou ao povo de Israel a teshuvah (arrependimento) e a tevilah (batismo, imersão em águas) para remissão dos pecados e uma nova vida de santificação diante do Eterno.
Yeshua é o Mashiach e mediador: "E a Yeshua, o Mediador da aliança restaurada, e ao sangue da aspersão, que fala melhor do que o de Abel." (Hb 12:24)
Os israelitas batizados por Yohanan ou pelos apóstolos de Yeshua (Jesus), não mudaram de religião, nem abandonaram seu judaísmo. Para os indiferentes do nosso povo, uma nova seita estava surgindo, a exemplo das já existentes: fariseus, saduceus, etc.
Este povo também foi denominado como "netzari" (a seita do caminho) provindo do rebento de jesse. Portanto, a Congregação de elohim foi formada dos israelitas naturais, que abraçaram a Aliança restaurada e o Messias, e dos goim (gentios), convertidos posteriormente (Atos 10).
Paulo compara Israel com a Oliveira. Os israelitas naturais que não abraçaram a Nova Aliança e não aceitaram a Yeshua como o Messias, foram cortados da Oliveira. Os gentios que creram, anteriormente considerados oliveira brava ou zambujeiro, foram nesta enxertados, tornando-se igualmente israelitas (Rm 11).
Judeus e Gentios, um povo no Mashiach
A Kehilat Elohim (Congregação do Eterno) não comporta apenas gentios enxertados na oliveira, como alguns pensam, mas também israelitas naturais que abraçaram a Aliança e os gentios convertidos. É a continuidade de Israel. Formam um só povo no Messias.
Os israelitas naturais que rejeitaram a Yeshua é que foram endurecidos. Estes, ainda que povo de Elohim pela aliança feita com Avraham, podem, no entanto, ser enxertados novamente na Oliveira ao abraçarem a Yeshua e a restauraçao da Aliança.
Na vinda do Mashiach, de qualquer modo, o remanescente reconhecerá a Yeshua como o Mashiach.
Gentios convertidos são israelitas!
É impossível a um gentio, na condição de gentio, adorar ao Eterno e herdar as promessas bíblicas de Israel.
Rute, a moabita convertida, recusou separar-se de Noemi e de Israel e voltar ao seu antigo povo:"...onde quer que tu fores, irei eu; e onde quer que tu pousares, pousarei eu: o teu povo será o meu povo, e o teu D-us o meu D-us." (Rute 1:16 - Trad. Brasileira)
Na primeira Aliança, ele tinha que unir-se ao povo escolhido, Israel, tornar-se como o natural da terra e estar sob as mesmas leis e ritos, para servir a Adonay. Sua iniciação dava-se por meio da circuncisão (Ex 12:43-49) Ver Ez 44:9; Nm 15:16.
Na Aliança restaurada, . Deve unir-se igualmente a Israel, enxertando-se no único povo do Eterno, através da tevilah (batismo) em nome de Yeshua HaMashiach (Jesus, o Messias).
Deve deixar os costumes dos goim (gentios), os falsos deuses e renunciar as religiões pagãs, o que inclui batismos e funções exercidas nestas religiões.
Os gentios convertidos, por meio da remissão no sangue de Yeshua, deixam de ser estrangeiros (goim), unem-se à Comunidade de Israel, a Kehilah, tornando-se descendentes de Abraão e herdeiros das promessas. Não há mais diferença (Gl 3:26-29) entre eles e os judeus:
"Portanto, lembrai-vos de que vós, noutro tempo, éreis gentios na carne ...que, naquele tempo, estáveis sem o Mashiach, separados da comunidade de Israel e estranhos aos concertos da promessa, não tendo esperança e sem D-us no mundo. Mas, agora, no Mashiach Yeshua, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue do Mashiach chegastes perto."(Ef 2:11-13)
Comments